Experimentações são destaques do Transformar 2015

transformar_2.2015_29No dia 25, foi realizada em São Paulo a terceira edição do Transformar, evento que discute tendências na área de educação. Entre os destaques estavam dois espaços de experimentação.  No espaço maker,  aconteceu o Fab Learn sobre aprendizagem maker (ou “mão na massa”), no qual os participantes puderam realizar oficinas de prototipagem, com kits educacionais e impressora 3D, cortadora a laser e de vinil. No Espaço Tecnologia, os participantes puderam interagir com várias tecnologias educacionais, como QMágico, Escola Digital, YoutubeEDU , Gatópolis   e Google Expeditions.

O evento contou com palestrantes como a finlandesa Marjo Kyllonen, secretária de educação de Helsinque, que falou sobre mudanças necessárias no currículo para acompanhar as novas demandas do século 21 e aproximar a escola do mundo real.  Gonzalo Pérez Piaggio, presidente-executivo do Plano Ceibal, do Uruguai, contou como conseguiu conectar todas as escolas à internet banda larga no país. E o brasileiro Paulo Blikstein, professor de Stanford, disse que inovações como laboratórios de criação maker precisam chegar à escola pública para fazer com que o aprendizado faça sentido para o aluno.

Além disso, o Transformar abriu espaço para professores brasileiros  apresentarem suas experiências inovadoras realizadas em escolas públicas. E contou com um formato bastante inusitado. Havia quatro palcos, além dos espaços de experimentação, nos quais aconteciam as apresentações simultaneamente. Ao chegar, o participante recebia um fone de ouvido e escolhia qual apresentação queria ouvir.

Para saber mais:
http://transformareducacao.org.br/
http://porvir.org/

Por Adriana Vieira

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s