Tecnologias na Educação: ferramentas ou mudanças na aprendizagem?

artigo_PadaMárcia Padilha, especialista em Inovação Educativa e TIC na Educação, e Adriana Martinelli, sócia do Laboratório de Experimentações Didáticas junto com Márcia, apontam em artigo publicado no portal ARede, projeto da Oscip BIT SOCIAL, que as tecnologias digitais não são apenas mais uma ferramenta que pode ser utilizada na escola, como o giz e a lousa.

Apesar de essa ser uma discussão antiga, o que se vê é que ainda há uma subutilização das TIC nos ambientes escolares. Segundo as autoras, as ferramentas tecnológicas permitem uma série de novas ações impossíveis de serem realizadas em tempos analógicos. Publicar em tempo real e de qualquer lugar, produzir conteúdos colaborativamente, transmitir dados em alta velocidade e fazer geo-referenciamentos, por exemplo, implicam novos paradigmas no ensinar e aprender. Esses novos jeitos “trazem em si novos modos de fazer e enormes possibilidades de inovação, ineditismo”, afirmam, atingindo assim o “core educacional”. Porém, o que se vê são as tecnologias digitais sendo reduzidas a meras ferramentas para se fazer o que já se fazia e sendo pouco aproveitadas em seu potencial inovador na Educação.

Clique e confira o artigo completo “Não, tecnologia não é só mais uma ferramenta“.

Deixe um comentário

Arquivado em Notícias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s