A onipresença dos jovens nas redes digitais

DSC_0024Esse foi o tema do Colóquio Sociotramas 2014, grupo ligado ao Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica e ao Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) da PUC-SP, realizado no dia 9 de dezembro na universidade. Os trabalhos apresentados mostraram como os adolescentes aprendem, se relacionam, se veem e se vinculam na sociedade digitalizada.

Segundo a organizadora e coordenadora do TIDD e Doutora em Comunicação e Semiótica da PUC-SP,Lucia Santaella, os jovens representam o “espírito do tempo” e, por isso, estudar a maneira como vivem nos revela o termômetro cultural de nossa época. Partindo desse ponto de vista, os palestrantes apresentaram diferentes visões sobre o comportamento dos jovens conectados.

“Diferenças cognitivas entre usuários do ciberespaço”, “Os selfies: as novas relações dos jovens com o celular”, “A gamificação do romance entre os jovens” e “Presença, vínculos e redes: caminhos para inovação pedagógica” foram alguns dos temas apresentados no colóquio. Novos jeitos de aprender e de se relacionar foram os mais abordados.

Segundo alguns palestrantes, é preciso mudar o jeito de se ensinar na atualidade, pois, hoje, o jeito do jovem se relacionar  com o conteúdo e com a sala de aula, é diferente. Os alunos conseguem prestar atenção no que está sendo dito pelo professor ao mesmo tempo em que digitam no celular. Também pesquisam no exato momento em que o professor explica algum tema. “Saber mexer nos dispositivos ou fazer uma pesquisa no Google significa que o jovem tem um conhecimento parcial das coisas, pois eles ainda não têm crítica nem aprenderam tudo: eles estão ainda em desenvolvimento”, afirmaram alguns pesquisadores no evento. “É importante não confundir facilidade com sabedoria”, apontou Santaella em uma das mesas.

As apresentações trouxeram um olhar analítico e esclarecedor sobre alguns comportamentos e levantaram questões sobre as novas maneiras dos jovens de lidar com as tecnologias digitais. Todos os temas explanados serão compilados e publicados em 2015 com a organização da Profa Lúcia Santaella.

O Sociotramas possui um blog com diversos posts que estudam as redes sociais na internet e temas relacionados à cultura digital permeada pelas tecnologias digitais Para saber mais sobre o grupo, clique aqui.

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s