NTIC apresenta dois trabalhos no Colóquio Web Curriculo 2014

No dia 8 de outubro o Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação (NTIC) do Cenpec participou do Colóquio Web Currículo: contexto, Aprendizado e Conhecimento, realizado na PUC São Paulo, com a apresentação de dois trabalhos: a comunicação oral “Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa na formação on-line de professores de Língua Portuguesa” e o pôster “Oficinas on-line do Entre na Roda: uma ação colaborativa”.

A comunicação apresentou os desafios, recursos e metodologias do curso Caminhos da Escrita, da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro na elaboração e execução das atividades que exigem colaboração entre alunos (dentro de suas salas de aula virtuais) e entre mediadores (dentro do ambiente virtual de coordenação pedagógica). As atividades de colaboração nesse curso envolvem fóruns de discussão e wikis, com a intenção de produção de conhecimento por meio da troca entre pares com orientação de um par mais avançado. Além disso, o curso propõe a colaboração como um dos seus conteúdos, e não apenas como uma estratégia didática. Essa apresentação foi elaborada por Maria Tereza Antônia Cardia, Adriana Silvia Vieira e Denise Lotito. (clique aqui para acessar a apresentação)

O pôster apfoto_blogresentou a experiência de implementação das Oficinas On-line, baseadas no projeto Entre na Roda, que aconteceu  na Plataforma do Letramento. As atividades que inicialmente foram planejadas para serem autoinstrucionais, coma interação facultativa em um Fórum, tornou-se um processo colaborativo com desdobramentos não previstos anteriormente. Marcia Coutinho (foto), Fernanda Ribeiro e Cleide Muñoz realizam essa apresentação.  (clique aqui para acessar a apresentação)

Além das apresentações de trabalhos, houve palestras sobre “Contextos de aprendizagem”, “Aprendizagem e tecnologia” e “Políticas e práticas de TIC em educação”. Vale destacar a videoconferência com o professor da Universidade de Coimbra Antonio Dias de Figueiredo sobre a Pedagógica dos Contextos de Aprendizagem.

Deixe um comentário

Arquivado em Notícias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s