Debate sobre neutralidade na rede atinge escala global

net_mundialNo mesmo ano em que a World Wide Web (www) completa 25 anos, o Brasil sediou o NETmundial – Encontro Multissetorial Global Sobre o Futuro da Governança da Internet, nos dias 23 e 24 de Abril, em São Paulo. A conferência reuniu representantes de mais de 80 países na capital paulista.

O encontro foi organizado em uma parceria entre o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e a /1Net, fórum que reúne entidades internacionais dos vários setores envolvidos com a governança da Internet.

Teve como foco a elaboração de princípios de governança da Internet e a proposta de um roteiro para a evolução futura desse ecossistema, objetivando consolidar propostas com base nestes dois tópicos.

Clique aqui e saiba mais sobre o Net Mundial


Neutralidade na rede volta a dividir opiniões: Brasil assume papel estratégico na discussão

A pedido do governo brasileiro, a carta de princípios sobre a “governança” da internet construída durante a NET mundial incluiu uma menção à neutralidade de rede, questão que no Marco Civil da Internet impede os provedores de ofertar conexões diferenciadas aos seus usuários.

No entanto, para amenizar o impasse com as delegações contrárias à inclusão da defesa da neutralidade no documento, a solução foi, segundo o conselheiro do Comitê Gestor da Internet no Brasil Demi Getschko, fazer uma citação implícita sem citar a expressão. Ou seja, em vez de citar o termo, o texto diz que a internet deve continuar aberta “independente da natureza do conteúdo”.

Segundo o ministro das Comunicações Paulo Bernardo, os principais adversários nessa questão foram os EUA e a União Europeia. “A União Europeia vai propor uma regulação sobre neutralidade de rede, então não queria ficar vinculada”, afirmou.

Clique aqui e leia a reportagem completa, no G1

Deixe um comentário

Arquivado em Notícias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s