Mobilidade e iniciativa do professor: tendências que se confirmam

TICEducacao2012O Comitê Gestor da Internet – CGI.br lançou em 3 de outubro, em São Paulo, a publicação da  pesquisa TIC Educação 2012, sobre o uso das tecnologias da informação e comunicação nas escolas brasileiras.

Esta é a terceira edição da pesquisa,  que é realizada anualmente desde  2010. Esse estudo  busca conhecer  a disponibilidade, acesso e uso das TIC nas escolas brasileiras. Os dados são coletados por meio de entrevistas com professores, alunos, diretores e coordenadores pedagógicos de 856 escolas públicas e privadas.

Os números da pesquisa 2012 revelam  que o baixo número de computadores e a conexão  continuam sendo entraves na incorporação das TIC nas escolas. Para 78% dos diretores, 73% dos professores e 71% dos coordenadores das escolas públicas,  a baixa velocidade de conexão dificulta, ou dificulta muito, o uso das TIC no processo pedagógico.

A mobilidade é uma tendência confirmada pelos dados. Em 2010, 48% dos professores, que possuíam computador no domicílio, informaram ter computadores portáteis. A pesquisa de 2012 revelou que esta proporção subiu para 73%, e desse percentual a metade desses professores leva o dispositivo móvel para a escola. Esta iniciativa pode explicar o aumento de 7%, em 2010, para 19% , em 2012, da sala de aula como o local  de uso frequente do computador e Internet nas atividades com os alunos.

Somente 44% dos professores das escolas públicas cursaram alguma disciplina específica para formação de uso do computador e da internet na sua graduação e, para suprir essa defasagem, 73% declararam que pagaram do próprio bolso para fazer alguma formação específica no uso do computador e da internet.

O acesso à Internet está presente em 93% dos domicílios dos professores, mas, apesar de o professor acessar para atividades pessoais, o uso pedagógico ainda é incipiente.

Confira os dados da pesquisa no link http://www.cetic.br/educacao/2012/

Escrito por Marcia Coutinho

Deixe um comentário

Arquivado em Notícias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s