Expressão Jovens Urbanos entra nas redes sociais

Texto: Thais Lervolino
De 8 a 11 de novembro, o Programa Jovens Urbanos realizou a Semana Expressão Jovens Urbanos, evento cujo objetivo foi o de articular e dar visibilidade aos projetos, espaços e pessoas que participam do projeto. Para isso, foi desenvolvida uma série de ações e eventos, em vários espaços da cidade ao mesmo tempo.
Neste cenário, fazer uma cobertura jornalística que contemplasse essas diversas intervenções seria um desafio e impossibilitado caso houvesse o trabalho dos jornalistas do Cenpec somente. Por isso, a estratégia criada foi democratizar a cobertura de forma que ela também contemplasse o trabalho de cerca de 20 jovens que haviam feito uma oficina de comunicação do Projeto Viração.
O intuito era que os próprios jovens, dentro de seus territórios, pudessem relatar os eventos realizados em seus territórios: Grajaú, São Miguel Paulista, Lageado e Heliópolis, além das visitas em equipamentos públicos e da abertura do evento. Os relatos, de acordo com a estratégia, seriam divulgados via Blog Expressão Jovens Urbanos, criado especificamente para ser um espaço virtual que centraliza as informações do evento, além das redes sociais facebook e twitter.
Para isso, foram realizadas duas reuniões com esses jovens para analisar melhor o papel dessas ferramentas de comunicação e planejar a estratégia de cobertura de todo o evento: funções de cada um (pautas, elaboração de entrevistas, fotos etc.) e infraestrutura (como seria realizado o trabalho, quais materiais seriam usados, etc).
O resultado foi super bom: não só houve uma cobertura jornalística mais ampla como também mais democrática, já que os próprios jovens puderam contar o que observaram, fazer entrevistas, colocar posts no facebook e twitter dos jovens urbanos, etc. Por outro lado, também me relataram a importância dessa atividade para a sua aprendizagem.
O blog contou com 32 posts, contendo além de textos, fotos realizadas pelos próprios jovens e obteve mais de mil acessos durante o evento.

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s