Efeito Google muda nossa memória?

A pesquisa da professora Betsy Sparrow, da Universidade de Columbia, em Nova York, publicada no último dia 14 de julho na revista científica Science, deu o que falar. Segundo a autora, o efeito Google – ato de recorrer às informações pelos buscadores da internet  –  tem afetado o jeito como funciona a nossa memória. Segundo a pesquisa, as pessoas perdem a memória retentiva de dados, mas ganham habilidades na procura das informações. Será? Leia os textos Efeito Google reduz a memória, diz estudo(Veja online) e Internet vai mudar sua memória?(Folha online) e depois comente aqui: para você, a busca de informações na internet reduz a memória das pessoas? Utilizar a internet para pesquisa na escola prejudica ou beneficia o aprendizado dos alunos? Por quê? Aguardamos as colaborações do grupo para dar continuidade às discussões. Participe!

4 Comentários

Arquivado em Notícias

4 Respostas para “Efeito Google muda nossa memória?

  1. Anônimo

    Acredito sim que recorrer a outros recursos diminui ou modifica a memória. Da mesma maneira que o uso do google, o uso de calculadores para contas pequenas ou outros recursos, “descansam” a memória desta informação. Não sei dizer se isso significa que utilizaremos a memória para outras coisas, como se fosse uma qualificação!??
    beijos, Bel

  2. Anônimo

    Bel, que bacana ter sua participação aqui no Blog do Núcleo de Tecnologia! Acho que essa é uma discussão que dá “pano pra manga”, como muitas ligadas à tecnologia. O importante é a gente pensar sobre elas mesmo. Vamos ver se alguém mais comenta? Bjs.
    Fernanda Ribeiro

  3. DEPENDE.
    Eu acho essa pergunta bem delicada, na verdade não sei o que responder. O que penso é que as ferramentas tecnológicas possibilitam sim bons resultados em educação, mas há que pensar nas melhores maneiras de utilizá-las. Não sou contra o uso de calculadoras, dependendo da atividade, o objetivo pode ser outro em que seu uso nada interfira…
    Mas como a internet é mais recente e abrangente, o desafio é maior. Acredito que o Google possa ser utilizado em pesquisas escolares, mas… DEPENDE da proposta e da orientação.

  4. Boas considerações, Nina! A pergunta é um pouco fatalista, mas é justamente para fazer pensar e mobilizar a discussão. O post “‘Entrevista:como pesquisar na internet” traz questão semelhante à sua. A reportagem da Comunidade Virtual da Olimpíada da Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, que traz entrevistas com Adriana Vieira, coordenadora do nosso Núcleo de Tecnologia, e com o professor da PUC, Marcelo Prioste, mostra que o uso da internet pode trazer aprendizagens significativas sim, mas que cabe ao educador orientar os alunos a buscar e selecionar informações, a organizá-las e elaborá-las, para que identifiquem o que é relevante e reflitam criticamente sobre as informações encontradas. Bjs!
    Fernanda Ribeiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s