REA e políticas públicas

Na quinta, dia 9 de junho, acompanhamos o Seminário Recursos Educacionais Abertos (REA), ocorrido na Assembleia Legislativa de São Paulo. REA são bens educacionais e recursos oferecidos livremente e abertamente para qualquer pessoa usar e, sob algumas licenças, adaptar, melhorar e distribuir. O evento teve como objetivo discutir o tema no âmbito das políticas públicas – há um projeto de lei na Câmara dos Deputados que determina que todas as obras educacionais financiadas com recursos públicos sejam REA. Para além da democratização do acesso aos materiais didáticos, o evento mostrou que a discussão sobre REA está relacionada com a formação e o papel do educador na sociedade de informação: “Mediante o colapso dos didáticos, é preciso resgatar a função intelectual e ativista do professor, o seu poder de interferir, da crítica”, disse Nelson Pretto, professor da Universidade Federal da Bahia.
Clique aqui e leia o texto “Professor com jeito hacker de ser”, produzido pelo grupo do Cenpec que foi ao evento, e depois participe da discussão proposta a seguir.
REA no Cenpec:
A proposta do REA, incorporada ao seu projeto, amplia as dimensões político, cultural e educacional de suas ações. Você consegue vislumbrar como isso ocorreria? Deixe um comentário aqui.

Deixe um comentário

Arquivado em Notícias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s